Às 16h47 (hora de Brasília) desta sexta-feira (29), a Nasa deve lançar a nave Endeavour para sua última missão no espaço antes da sua aposentadoria. Mas o lançamento só vai ocorrer se as condições climáticas estiverem boas no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).
Os técnicos da Nasa estão preocupados com possíveis ventos na plataforma de lançamento e também com nuvens baixas na região. A Endeavour vai partir rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).
Outra grande expectativa para o lançamento é pela presença da congressista norte-americana Gabrielle Giffords, mulher de Mark Kelly, comandante da missão. Ela foi baleada na cabeça durante um ataque em Tucson, no Arizona, em janeiro deste ano, e ainda está se recuperando. O astronauta diz que a presença da mulher é possível.
Os ônibus espaciais norte-americanos serão aposentados por questões de orçamento, custos e segurança – em 2003, um acidente com a nave Columbia, que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra, matou sete astronautas. Em 1986, a Challenger explodiu logo após o lançamento, também matando sete pessoas.
Mas o governo do país ainda não conseguiu definir um programa para a substituição dessas naves – uma das alternativas deve ser o incentivo para que empresas privadas se encarreguem de desenvolver veículos para missões espaciais.
Após o fim dessas naves, os EUA vão depender das russas Soyuz para levar seus astronautas à estação espacial até que um lançador americano fique pronto, algo que não deve acontecer até 2015.
Nenhum comentário:
Postar um comentário