e você é um leitor interessado em video games, principalmente no Xbox 360 da Microsoft, certamente conhece a interface de jogos Kinect. Quase imediatamente após seu lançamento, hackers de todo o mundo começaram a, digamos, ‘brincar’ com as possibilidades do Kinect, e destas brincadeiras surgiram muitas aplicações muito interessantes. Agora é a vez de estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, darem um toque pessoal ao moderno acessório do Xbox 360 em aplicações de videoconferência.
Para dar vida à sua idéia, o grupo usou quatro Kinects para processar e mapear em 3D as transmissões rastreando os movimentos dos envolvidos na filmagem. Os dispositivos Kinect foram colocados em posição e então começam a girar, seguindo o movimento dos palestrantes e enviando os dados sobre suas posições ao hardware que promove a conferência, proporcionando o mapeamento ambiente e efeito 3D na tela.
No entanto, a real façanha desses estudantes foi conseguir o efeito tridimensional sem a necessidade dos (já tradicionais) óculos específicos para 3D. O resultado, bastante interessante e, até certo ponto, prático de ser realizado, pode ser visto no video demonstrativo feito pelos alunos da UNC.
Muitos devem se perguntar qual a real aplicação e utilidade de uma teleconferência 3D mediada pelo Kinect. Pessoalmente, acho este tipo de iniciativa ótima para os estudantes - que demonstraram interesse e competência em sua área de atuação e ainda ganharam de antemão boa visibilidade profissional. Além de ser interessante também para empresas, que podem enxergar alternativas para desenvolvimentos estagnados ou novos. O trabalho é ainda uma ótima maneira de selecionar profissionais. Bom trabalho, garotos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário