A Nasa, agência espacial americana, enviará uma sonda a um asteroide em 2016 para coletar amostras que devem ajudar a compreender melhor a formação do Sistema Solar.
A missão Origins-Spectral Interpretation-Resource, ou Osiris-Rex, permitirá pela primeira vez aos Estados Unidos obter amostras de um asteroide para trazê-las ao nosso planeta.
Charlie Bolden, diretor da Nasa, comentou sobre a novidade por meio de um comunicado.
- Trata-se de uma etapa crucial para alcançar os objetivos fixados pelo presidente Barack Obama para a exploração das profundezas do espaço. São missões robóticas como essa que abrirão as portas para futuros voos espaciais tripulados até um asteroide e outros destinos distantes do espaço.
Os asteroides são restos deixados pela formação de um sistema solar há 4,5 bilhões de anos. Eles contêm materiais presentes na origem do universo em seu estado puro, o que permitirá reconstruir as condições do nascimento do nosso Sistema Solar, explicam os pesquisadores.
Após um périplo de quatro anos, a sonda Osiris-Rex se aproximará do asteroide chamado 1999 RQ36, em 2020. Esse asteroide tem um diâmetro de 633 m, que é equivalente a cinco campos de futebol.
Quando a nave se encontrar a menos de 5 km do asteroide, os cientistas começarão a mapear detalhadamente sua superfície, o que deve levar cinco meses.
A equipe de cientistas da missão selecionará um lugar para que um braço robotizado pegue a amostra.
O custo dessa missão, sem incluir o lançamento da sonda, deve ultrapassar o R$ 1,3 bilhão (US$ 800 milhões), disse a Nasa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário