sábado, 2 de julho de 2011

Top 10 Jogos mais difíceis da história

Conforme os anos de um jogador experiente passam ele experimenta alguns títulos inesquecíveis por várias razões diferentes, e entre esses fatores está a dificuldade de um jogo. Todo bom jogo precisa ter um equilíbrio entre a dificuldade, para que a pessoa se sinta desafiada, e o bom senso, para que o desafio não se torne um trauma para o resto dos dias de vida da pessoa. 



Ao longo da história dos games, especialmente nos anos 80 e 90 onde a indústria estava se expandindo de maneira acelerada, foram lançados alguns jogos que simplesmente não tinham esse ponto de equilíbrio, transformando a experiência de jogo em algo inesquecível, mas da pior maneira possível. 
Existem jogos virtualmente impossíveis de serem terminados sem a ajuda de um código de trapaça, jogos que não perdoam o jogador e o castigam a cada hora perdida no jogo, o que leva o jogador à frustação e revolta. Se por acaso o jogador decide dar uma nova chance ao jogo, é a mesma coisa que pedir pra apanhar novamente e sair chorando. São jogos assim que serão inclusos na lista a seguir. Além disso o jogo não deve ser difícil por ser mal feito, ao contrário, iremos citar grandes jogos que são difíceis, por serem fruto de mentes genialmente insanas, com um design difícil por natureza. 

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Top 10: Os mouses mais estranhos do mundo

O mouse é um hardware que não precisa de qualquer apresentação formal, afinal ele é absolutamente indispensável para a maioria dos geeks e nerds. Os que mostraremos nesta lista são muito diferentes do bom e convencional mouse que estamos acostumados. Alguns parecem tudo, menos um mouse. Quanto a funcionalidade, não posso garantir, mas quanto a aparência realmente chamam muita atenção. Vamos lá…

Apesar de estranho, este mouse óptico em formato de disco voador tem especificações de respeito. Com 1600 dpi, ele conta com 7 botões programáveis que oferecem o máximo desempenho em jogos para computador. Além disto ele é 35% mais leve e menor que um mouse tradicional, o que lhe dá mais agilidade e precisão. O RTR 720 Mark II não precisa de drives especiais e é compatível com todas as versões de Windows (a partir do XP), Mac OS e Linux. Ficou interessado?

segunda-feira, 27 de junho de 2011

LaCie apresenta HD externo com design da Porsche

Os carros da fabricante alemã Porsche possuem designs inconfundíveis desde que a marca foi fundada, em 1931, pelo engenheiro Ferdinand Porsche (o mesmo que criou o Fusca, da Volkswagen). Dessa forma, era de se esperar que os discos rígidos externos da LaCie projetados pela empresa automobilística e apresentados nesta segunda-feira (27) tivessem um visual de impacto, que remetessem ao famosos 911 Carrera ou o Bosxter 986, certo? Errado.



Chamados de P9220 Mobile e P9230 Desktop, os HDs externos possuem apenas um design minimalista em forma de monolito, com corpo em alumínio escovado e um led indicativo de funcionamento. Remetem mais ao filme “2001: Uma Odisseia no Espaço” do que aos famosos automóveis alemães, mas os acessórios não deixam de exibir a marca da Porsche Design. Confira o vídeo de lançamento clicando abaixo.
Talvez a relação com a velocidade diga mais respeito às conexões: os HDs Porsche DesignMobile e Desktop possuem portas USB 3.0 – a LaCie garante que são os mais rápidos do mercado (o padrão consegue chegar a 5 Gbps de taxa de transferência, mas suporta conectores USB 2.0 também). “Entusiastas de tecnologia vão gostar de transferir seus pertences digitais em segundos e sem atrasos para o estilo de vida digital deles, entregando performance de ponta e design puro”, diz a empresa em pomposo comunicado à imprensa.

sábado, 25 de junho de 2011

Pentax Q: A menor câmera com lentes intercambiáveis do mundo

Pentax tem um belo arsenal de câmeras no seu portfólio. Mas nunca é demais adicionar mais uma opção para o consumidor. Por isso, mostramos para vocês mais um lançamento da empresa, com uma proposta bem legal para aqueles que desejam uma câmera que pode registrar fotos de alta qualidade, utilizando lentes intercambiáveis, mas que seja pequena o bastante para não ocupar muito espaço na sua mochila.



A Pentax Q pode ser essa opção. Essa câmera chega com a credencial de ser “a menor câmera com sistema de lentes intercambiáveis do mundo”. O modelo tem resolução de 12, 4 megapixels, e sensor CMOS de 1/2.3 polegadas. A Pentax informa que essa câmera inicia uma nova categoria de dispositivos de fotografia, se comparado com as câmeras point-and-shoot tradicionais.
O sensor da Pentax Q é iluminado, para permitir uma melhor captação de luz. Ou seja, a câmera é capaz de obter imagens mais claras em qualquer condição de luz. A câmera usa o novo sistema de montagem de lentes (modo Q), o que significa que você terá um sistema de lentes novas, caso resolva migrar para uma câmera com um sistema diferente.
A Pentax Q conta com diversos modos de captura, e tem corpo feito em liga de magnésio leve, tornando a câmera leve e resistente. Também conta com diversos efeitos, como HDR integrado e modo de ajustes rápidos na sua parte frontal. Por fim, ela pode captar vídeos em 1080p (Full HD), a 30 FPS, com sensor de redução de movimentos.
A câmera Pentax Q tem previsão de lançamento para o terceiro trimestre de 2011, e seu preço é de US$ 800.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

PlayStation 3 terá jogo de Cavaleiros do Zodíaco


O game tem previsão de lançamento para ainda este ano e leva a ação da série ao console da Sony. Ainda de acordo com as informações divulgadas, Saint Seiya Senki é um jogo de “ação cinematográfica” com combates corporais. No game, os personagens encaram hordas de inimigos que preenchem a tela. Pela descrição, lembra jogos de ação como Dynasty Warriors.
Como a primeira imagem revelada pela revista denuncia, os personagens confirmados até então são Seiya de Pégaso, Ikki de Fênix, Shun de Andrômeda, Hyoga de Cisne e Shiryu de Dragão. O cavaleiro de ouro Aldebaran, da constelação de Touro, também está confirmado, mas ele deve ser um dos inimigos a ser enfrentado pelos cavaleiros.
A história gira em torno da saga conhecida como “Santuário”, onde os personagens invadem um conjunto de 12 casas zodiacais, cada uma guardada por um cavaleiro de ouro correspondente a um signo.
Ainda não há muitos detalhes sobre a jogabilidade. Sabemos que ela será em terceira pessoa, com direito a muitos golpes e ataques especiais, e com um sistema de auxílio, que mostrará como estão os cavaleiros companheiros em combate em tempo real.
Além de marcar o retorno dos heróis aos videogames, Saint Seiya Senki marca também o 25º aniversário do lançamento do mangá e animê Cavaleiros do Zodíaco, lançados em 1986, no Japão. Juntamente com o jogo, a empresa Toei programa um novo filme animado em computação gráfica.
Por ora, Saint Seya Senki é exclusivo do PlayStation 3 e está programado apenas para o Japão. A série animada Cavaleiros do Zodíaco já rendeu um número relevante de jogos, enquanto os mais recentes saíram no PlayStation 2, apenas no Japão e Europa.

sábado, 18 de junho de 2011

Twitquero, um serviço de sorteio para o Twitter

á existem alguns serviços que realizam sorteios com usuários do Twitter, como oSorteie.me. Mas o Twitquero apresenta novas possibilidades para aumentar a visibilidade de empresas. A plataforma gratuita facilita o gerenciamento de sorteios pelo Twitter, além de possuir ferramentas que organizam a brincadeira, como número de participantes e a contagem regressiva para o sorteio.


O sorteio é promovido com imagem e link para o site da empresa, acompanhados por um pequeno texto explicativo. Para participar, o usuário precisa apenas clicar em “Quero ganhar!” e, automaticamente, estará seguindo a empresa e terá tuitado uma frase com URL que direciona para o Twitquero.

A ideia é uma boa alternativa não só para os negócios da empresa mas também para o usuário, que vai participar de promoções em apenas um clique. Considerando que o sorteio é divulgado no site Twitquero, no Twitter da empresa e no perfil dos participantes, a visibilidade gerada deve ser bem grande.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

O gráfico da imagem é meramente ilustrativo, pois a conexão foi utilizada por um curto período, apenas para testar o app. O que você pode observar é que o My Data Manager é capaz de estipular a exata medida do tráfego utilizado por aplicativos e serviços. De posse dessa informação, conforme a realidade do seu plano de dados, você poderá intensificar o uso de apps mais econômicos e evitar aqueles mais vorazes, além de poder fazer ajustes no Android, desativando serviços que apresentam consumo elevado. Além do gráfico em barras, é possível visualizar um gráfico em pizza, onde ficam melhor evidenciados os papéis de cada app no consumo do seu plano de dados. O My Data Manager permite, ainda, configurar três notificações para quando o seu consumo mensal atingir certos patamares, o que o fará exibir avisos na barra de notificações do Android. Com isso, é possível disparar alertas conforme você se aproxima do limite de tráfego do plano. O melhor Esse tipo de aplicativo tende a ser muito interessante e procurado pelos usuários pelo fato de que algumas operadoras chegam a cobrar valores exorbitantes por qualquer megabyte trafegado que exceda o limite mensal. Desde o veterano 3G WatchDog até o My Data Usage, tenho acompanhado a evolução dessas soluções. Esse último é, sem dúvida, o mais interessante já surgido.

Além do belo widget, que permite visualizar o volume total de tráfego utilizado tanto na sua localidade quanto em roaming, ao clicar no ícone do app você será levado a uma interface muito mais completa e detalhada, que possibilita a visualização do volume de tráfego gerado por cada app e por serviços de sincronização de dados em uso no sistema.



O gráfico da imagem é meramente ilustrativo, pois a conexão foi utilizada por um curto período, apenas para testar o app. O que você pode observar é que o My Data Manager é capaz de estipular a exata medida do tráfego utilizado por aplicativos e serviços. De posse dessa informação, conforme a realidade do seu plano de dados, você poderá intensificar o uso de apps mais econômicos e evitar aqueles mais vorazes, além de poder fazer ajustes no Android, desativando serviços que apresentam consumo elevado.
Além do gráfico em barras, é possível visualizar um gráfico em pizza, onde ficam melhor evidenciados os papéis de cada app no consumo do seu plano de dados. O My Data Manager permite, ainda, configurar três notificações para quando o seu consumo mensal atingir certos patamares, o que o fará exibir avisos na barra de notificações do Android. Com isso, é possível disparar alertas conforme você se aproxima do limite de tráfego do plano.
O melhor
Esse tipo de aplicativo tende a ser muito interessante e procurado pelos usuários pelo fato de que algumas operadoras chegam a cobrar valores exorbitantes por qualquer megabyte trafegado que exceda o limite mensal. Desde o veterano 3G WatchDog até o My Data Usage, tenho acompanhado a evolução dessas soluções. Esse último é, sem dúvida, o mais interessante já surgido.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Descubra qual é a música que está tocando com o SoundHound


O funcionamento é bem simples, você ativa o aplicativo e coloca o microfone do aparelho próximo à música. Pode ser no rádio, numa festa ou até mesmo na sua boca, basta cantarolar a letra ou sussurar a melodia para descobrir quem está cantando. Ao encontrar a música, você tem acesso à vídeos, letra, ringtones e todo tipo de conteúdo que possa ser associado à ela, inclusive um mapa contendo a sua localização no momento em que você pesquisou por ela. Na tela da música você pode compartilhar com Twitter e Facebook.
Ele age basicamente como uma biblioteca virtual e reconhece todas as músicas que a SoundHound possui. Para tal é necessário ter um pacote de dados ou estar conectado à alguma rede wi-fi.
Além do reconhecimento de áudio, o SoundHound também tem um campo de busca que aceita texto ou voz e serve pra você navegar pelo completo catálogo de artistas e descobrir detalhes sobre qualquer música. Tudo que você pesquisa fica armazenado em um histórico para você consultar depois

domingo, 12 de junho de 2011

O primeiro biquini do mundo a ser impresso em 3D

Se você está planejando passar as férias de julho, que é inverno aqui, em um país do hemisfério norte e aproveitar todos os raios solares do verão de lá, talvez você possa dar uma olhada neste acessório de praia. Ele não é um biquini tradicional, foi criado em umaimpressora 3D e é o primeiro do mundo a não ser feito com linhas e agulhas.


Este projeto foi desenvolvido por Mary Haung, formanda de um curso no Instituto de Design Interativo da capital dinamarquesa, a cidade de Copenhague, e pela programadora Jenna Fizel.

sábado, 11 de junho de 2011

Sony lança projetor 3D

Televisões em 3D não são novas, já estão disponíveis vários modelos no mercado, e pelos mais variados fabricantes. Esse mercado cresceu muito esse ano devido ao sucesso que os filmes em 3D estão fazendo nos cinemas, no entanto, a taxa de adoção não é tão alta – pelo menos, não tão alta como os fabricantes queriam.


Um bom motivo para isso é porque os consumidores não encontram com facilidade filmes nem mesmo programas de TV em 3D, para fazer com que a televisão seja atraente o suficiente. Mas para aqueles que mesmo assim querem poder usufruir desta tecnologia, confira o novo projetor 3D da Sony.



Este produto é equipado com uma alta taxa de Frame Rate, utilizando o recurso SXRD Panel, que tem uma resolução de 1920×1080, e um excelente contraste de 70,000:1 com uma luminosidade de 1300 lm. O Sony VPL-HW30ES também roda com apenas 22dB de ruído, fazendo com que quem esteja assistindo o filme, seja em casa ou no cinema, não se sinta incomodado com o ruído do projetor e tenham uma experiência melhor.
O projetor também é capaz de exibir filmes em 2D e simulá-los como se fossem produzido em três dimensões. Com isso, ele acaba dando uma nova vida aos filmes clássicos do passado, permitindo uma variedade de conteúdo ainda maior, tais como esportes ao vivo.
Sony não informou a disponibilidade do produto no Brasil nem nos Estados Unidos, mas ela divulgou que ele estará disponível ainda esse ano no Japão e na Europa pelo preço equivalente a R$ 7.500.

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ações da Nintendo caem 10% nos últimos dias, presidente acha reação estranha

Desde a apresentação do ex-Project Café, atual Wii U, na conferência da Nintendo na E3 2011, o presidente da empresa, Satoru Iwata, tem visto uma violenta queda nas ações, com uma desvalorização de 5,7% em um dia e 5,2% no dia seguinte, atingindo níveis apenas antes alcançados em 2006, quando a empresa estava para lançar o Nintendo Wii. Ele diz estar chocado com a reação dos investidores.

“Honestamente falando, a reação da apresentação e o que eu ouvi das pessoas que eu encontrei e o clima da conversa não condizem de jeito algum com o que aconteceu com o mercado de ações. É muito estranho”, disse Satoru Iwata para o site de notícias, Reuters.
E continuou: “No final, é fácil ter a impressão errada de que é só um console de jogos com um tablet. As pessoas que vieram à apresentação e testaram, entenderam muito bem que abre muitas novas possibilidades. Mas pessoas que não experimentaram vão achar difícil de acreditar que esse controle irá mudar as coisas”.

Apesar da reação do presidente da Nintendo ser a de automaticamente atribuir a queda das ações à apresentação do Wii U, o qual com certeza pode ser parte da reação dos investidores, a remoção de recursos antes de uma empresa tomar um risco é um movimento bastante comum de mercado, visando proteger seu capital de flutuação.
Não só isso, além de explicar melhor o Wii U, a empresa falhou em dar uma resposta à altura do PS Vita, não mostrando como pretende fazer com que o Nintendo 3DS venda mais que o portátil da Sony, o qual terá um preço inicial competitivo com o mesmo e mostrou jogos de peso, como Uncharted: Golden Abyss, enquanto o Nintendo 3DS só recebeu um novo Luigi’s Mansion 2

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Estudantes desenvolvem ferramenta para videoconferência 3D com o Kinect

e você é um leitor interessado em video games, principalmente no Xbox 360 da Microsoft, certamente conhece a interface de jogos Kinect. Quase imediatamente após seu lançamento, hackers de todo o mundo começaram a, digamos, ‘brincar’ com as possibilidades do Kinect, e destas brincadeiras surgiram muitas aplicações muito interessantes. Agora é a vez de estudantes da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, darem um toque pessoal ao moderno acessório do Xbox 360 em aplicações de videoconferência.

Para dar vida à sua idéia, o grupo usou quatro Kinects para processar e mapear em 3D as transmissões rastreando os movimentos dos envolvidos na filmagem. Os dispositivos Kinect foram colocados em posição e então começam a girar, seguindo o movimento dos palestrantes e enviando os dados sobre suas posições ao hardware que promove a conferência, proporcionando o mapeamento ambiente e efeito 3D na tela.

No entanto, a real façanha desses estudantes foi conseguir o efeito tridimensional sem a necessidade dos (já tradicionais) óculos específicos para 3D. O resultado, bastante interessante e, até certo ponto, prático de ser realizado, pode ser visto no video demonstrativo feito pelos alunos da UNC.
Muitos devem se perguntar qual a real aplicação e utilidade de uma teleconferência 3D mediada pelo Kinect. Pessoalmente, acho este tipo de iniciativa ótima para os estudantes - que demonstraram interesse e competência em sua área de atuação e ainda ganharam de antemão boa visibilidade profissional. Além de ser interessante também para empresas, que podem enxergar alternativas para desenvolvimentos estagnados ou novos. O trabalho é ainda uma ótima maneira de selecionar profissionais. Bom trabalho, garotos!

domingo, 5 de junho de 2011

Deus Ex: Human Revolution ganha trailer para a E3

Faltando apenas alguns dias para o início da Electronic Entertainment Expo, E3, 2011, a Square Enix já soltou o trailer para o evento de um dos jogos que estará publicando, Deus Ex: Human Revolution. O novo trailer mostra um pouco mais do jogo, com alguns pequenos pedaços de jogabilidade e alguns momentos épicos, culminando na frase: “This ends now”, ou traduzindo: “Isso acaba agora”.

Como dito anteriormente, o jogo deverá ter por volta de vinte e cinco horas e jogadores com um pouco menos de tempo e habilidade podem preferir passar pela aventura mais rapidamente ou com menos dor de cabeça. Por isso o jogo trará três modos de dificuldade bem específicos

sábado, 4 de junho de 2011

Dead Island tem capas finais reveladas

O fórum oficial de Dead Island revelou as capas finais do título, nas versões Xbox 360, PlayStation 3 e PC. A arte segue de perto o que clima que o jogo quer passar – mortos-vivos em uma ilha paradisíaca, com todo o horror que este cenário pode proporcionar.

Há uma curiosidade sobre as capas, porém. A versão americana, classificada pelo órgão Entertainment Software Rating Board (ESRB), teve seu logotipo modificado. Na versão européia, classificada para maiores de 18 anos pelo órgão Pan-European Game Information (PEGI), vemos um homem enforcado, formando a letra “I”. Já a norte-americana retira o enforcado e coloca um zumbi de pé, para amenizar a violência.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Smartphone Android da Sharp pode ser o novo Sidekick

Sabe aquele tipo de smartphone que tem uma tela que pode ser deslizada para o lado e se transforma em algo que lembra um computador em miniatura, com direito a um teclado físico QWERTY? O modelo mais famoso com este formato é o Sidekick, que faz sucesso entre quem gosta de digitar muitos textos. Agora uma imagem que vazou na internet mostra que a Sharp está trabalhando em um smartphone com as mesmas características físicas, e que pode ser lançado no mercado muito em breve.

De acordo com o site Unwired View, este celular tem uma tela de 3.2 polegadas com resolução HVGA (480 × 320 pixels), conectividade com redes GSM, 3G e WCDMA, Wi-Fi, GPS e uma câmera na parte traseira - cuja resolução ainda não foi revelada.

O novo smartphone da Sharp vai rodar o sistema operacional Android, provavelmente na versão Froyo (2.2), o que tornaria este aparelho compatível com a maioria dos aplicativos disponíveis no Android Market.

O grande destaque deste aparelho é mesmo o teclado QWERTY completo que aparece quando você desliza a tela para o lado. Neste modelo, no entanto, a tela não fica ligeiramente levantada para que você utilize o smartphone em uma superficie lisa e deitado.
O smartphone da Sharp deve ser lançado pela operadora norte-americana AT&T, a mesma que teve exclusividade para vender o iPhone por vários anos nos Estados Unidos.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

LG demonstra na Computex notebook com a aparência idêntica ao Macbook Pro

Computex 2011 o LG P220, o mais novo integrante do catálogo de notebooks da empresa. Não se engane, o computador que você vê na foto abaixo não é da Apple. O portátil é a "cara" do MacBook Pro.
Este não é o primeiro computador da empresa coreana inspirado na rival Apple. No início da semana, também durante a Computex, a companhia anunciou o LG V300, um PC tudo-em-um ao estilo iMac.

Deixando de lado a questão estética, vamos ao mais importante: as especificações de hardware. O LG P220 conta com um monitor de 13 polegadas e processadores da linha Intel Core — i3, i5 e i7 estão disponíveis. O sistema operacional é o Windows 7, que vem instalado em um HD de 320 GB e 4 GB de memória RAM. No quesito conectividade, o notebook conta com suporte a Bluetooth 3.0 e WiFi 802.11m.
Resta saber o que a Apple achou dos novos modelos da LG. Vale lembrar que há pouco mais de um mês a empresa da maçã entrou com um processo contra a Samsung alegando que a sul coreana estava copiando o design do iPhone.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Acer Iconia M500, um tablet de 10 polegadas que roda MeeGo

A Acer anunciou nesta quarta-feira durante a Computex 2011, tradicional feira de tecnologia que acontece em Taiwan, seu mais novo tablet. O Iconia M500 é uma espécie de irmão mais novo do A500, mas com um diferencial: o software. Ao invés do sistema operacional da Google, o tablet anunciado esta semana roda MeeGo.

Este é o modelo de estreia da série M da companhia taiwanesa. Embora por fora o Iconia M500 seja bastante parecido com seu irmão A500, no quesito hardware é possível encontrar ao menos uma diferença. Enquanto o Acer Iconia A500 é equipado com o processador da Nvidia Tegra de 1GHz, o tablet recém lançado aposta no Intel Atom (Moorestown).
As dimensões do Iconia M500 são idênticas ao do tablet com Android, e isso também se aplica ao tamanho da tela. Ambos possuem um display de 10 polegadas e resolução de 1280 x 800 pixels (igual ao do Motorola Xoom, e melhor do que o iPad 2).

terça-feira, 31 de maio de 2011

Casemod do PS3 é portátil e refrigerado com água

Nós aqui do TechTudo adoramos as modificações que alguns usuários de videogames fazem em seus consoles, oferecendo sempre propostas novas e, em alguns casos, revolucionárias. Uma visão de produto que jamais os fabricantes pensaram (ou, se pensaram, nunca quiseram levar à frente). Um dos modders mais famosos da internet é o Ben Heck, que é especialista em modificar os videogames do passado e do presente para outros formatos criativos. E ele inspirou discípulos que são tão criativos quanto ele.

O que vemos acima é uma versão portátil do PlayStation 3, que foi desenvolvido por um modder do fórum PSHax, chamado Pirate. Ele se baseou em um dos projetos do Ben Heck para criar a sua própria versão de PlayStation 3 em forma de laptop, com a vantagem de integrar um sistema de resfriamento de seus componentes com água.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Elegante e estável, além de ser uma bela ferramenta de produtividade


Tela
Ele conta com tela de 15,5 polegadas. A diferença pode parecer pouca à princípio, mas acaba sendo considerável quando utilizamos o produto na prática: uma área para trabalhar ainda maior, uma maior área para vídeos e jogos, uma tela mais espaçosa para exibir páginas de internet e telas de edição de textos ou tabelas com maior conforto. Somado à tudo isso, você tem uma resolução que ajusta a tela para que tudo seja exibido com clareza, onde a maioria dos usuários vão se deparar com fontes grandes e imagens muito bem definidas. Para quem precisa trabalhar com detalhes em imagens e vídeo, é uma tela mais do que confortável.
Design e detalhes físicos
Ele mantém a mesma tradição dos produtos da linha VAIO, com linhas refinadas e elegantes, que ficam mais ressaltadas na sua cor prata, com detalhes em branco gelo. Seu ar de sobriedade vai cair muito bem em escritórios e ambientes em tons mais claros, mas ao mesmo tempo descolado para quem está vendo ele pela primeira vez. Pelo seu tamanho um pouco maior, ele é um pouco mais pesado que outros modelos que já testamos por aqui, mas entendemos que este modelo em específico é mais pensado para substituir os desktops, ficando a maior parte do tempo em um só lugar.
Mais uma vez (e essa parece ser uma tendência dos produtos da linha Sony VAIO), há uma má distribuição das portas USB no notebook. No caso específico do EE23EB, ele ao menos conta com uma porta USB na lateral oposta da unidade de DVD, deixando uma opção mais prática para quem quer, por exemplo, conectar um cabo de dados de smartphone. Repito: para quem pretende usar um mouse para trabalhar com uma maior agilidade, terá um certo incômodo na hora de abrir a unidade, caso esteja usando um mousepad. Mesmo que não seja por este detalhe, ainda são muitas portas concentradas em apenas um lado do produto. Isso certamente trará problemas para quem pensa em conectar mais de um periférico no notebook (dependendo de que tipo de periférico estamos falando).
Acessibilidade
Sony Vaio EE23EBSony Vaio EE23EB (Foto: Divulgação)
Um dos pontos fortes da linha VAIO da Sony é o seu teclado, e no caso do modelo EE23EB, este detalhe está ainda melhor. Além das teclas em formato chiclet, e bem espaçadas, facilitando a vida de quem precisa digitar muitos textos durante o dia, ele conta com um teclado numérico completo à parte, como em um teclado de computador tradicional. E a melhor parte: sem precisar aumentar em quase nada as dimensões do notebook em relação aos outros modelos da série E.
Lembrando que este produto conta com uma tela de 15,5 polegadas, esta pequena diferença foi o suficiente para que a Sony colocasse esse teclado adicional, trazendo mais um item importante para quem precisa de agilidade e produtividade na hora de digitar.
Neste modelo, contamos apenas com a tecla ASSIST como função de atalho rápido. Como já é tradicional nos modelos VAIO, a tecla ASSIST aciona recursos para manutenção do sistema, seja para tarefas mais simples de manutenção, ou até mesmo para a restauração completa do equipamento, caso o problema seja mais sério. A função é pensada para aqueles que não querem perder tempo chamando um técnico, e querem ter a solução de forma quase que imediata.
Funcionalidade e desempenho
VAIO EE23EB é um notebook que torna a experiência de uso muito agradável, sendo mais fácil dos usuários de desktop se adaptarem, justamente em virtude de seu teclado lateral. É outro notebook da Sony que a maioria dos usuários não terão muitas dificuldades para começar a usar assim que o produto for retirado da caixa, pois os principais programas para o uso básico de usuários domésticos, executivos e com fins educacionais estão pré-instalados no produto, bastando ao usuário instalar os programas complementares para fins específicos.
Em termos de desempenho, este modelo traz diferenciais importantes em relação à um dos modelos VAIO que testamos anteriormente (VPC-EA20FB). O primeiro deles é o seu processador. O EE23EB conta com um processador AMD Athlon II Dual-Core, de 2,1 GHz, que já oferece uma ótima performance para processamento dos programas e execução de sistema e aplicativos. Mas, para garantir que o resultado do produto seja ainda melhor, ele conta com 4 GB de RAM DDR3 (que pode ser expansíveis para 8 GB), e placa gráfica ATI Mobility Radeon HD 4250, ou seja, uma placa dedicada especificamente para executar toda a parte visual do notebook com performance máxima.
O resultado desse conjunto de periféricos resulta em um equipamento com um desempenho muito redondo, com nenhum caso de travamento ou necessidade de reinicialização depois de um longo período de trabalho. Seu desempenho de boot é muito bom, e mesmo os programas mais pesados ele rodou com muita estabilidade.
Alguns usuários poderão dizer que, com estas configurações, ele poderia estar rodando perfeitamente uma versão mais completa do Windows 7 do que a versão que a Sony decidiu colocar nele (Windows 7 Home Basic). Por outro lado, neste caso em específico, ele roda tão bem o sistema operacional da Microsoft, que podemos dizer a velha máxima do futebol: “em time que está ganhando, não se mexe”.
Preço sugerido do produto: R$ 2.299,00.

domingo, 29 de maio de 2011

No lançamento do iPad 2, famosos dizem que tablet serve de companhia na cama e para fazer música

A uma hora do lançamento do iPad 2 no Brasil, cerca de cem pessoas se enfileiravam no terceiro piso do Shopping Iguatemi, em São Paulo, para comprar o novo tablet da Apple. O produto começa a ser vendido normalmente nas lojas na manhã de hoje, por preços que variam entre R$ 1.649 e R$ 2.599, dependendo da configuração.

Além de atrair centenas de aficionados, o lançamento do produto também contou com a presença de famosos. Cantores como o vocalista do Capital Inicial, Dinho Ouro Preto, Pitty e Paula Lima marcaram presença na festa da Apple. Também estavam lá as apresentadoras Marina Person e Luciana Gimenez, além dos humoristas Marcelo Adnet, Dani Calabresa e a Vj Mari Moon.

A presença dos artistas foi recompensada durante o evento. Cada um deles ganhou um iPad 2. No entanto, a organização da festa fez o possível para encobrir o fato, o que causou situações constrangedoras.

Luciana Gimenez, por exemplo, pareceu ter se esquecido do combinado e, quando dizia à reportagem o que iria fazer com aparelho que tinha “ganhado”, foi corrigida por uma das responsáveis pela festa que acompanhava a entrevista.

- Você não ganhou. Mas eu vou deixar você furar a fila para comprar.

A cantora Paula Lima disse até que o aparelho causa um certo ciúme em seu marido. Paula contou que costuma levar o aparelho para a cama na hora de dormir e que muitas vezes tem de resistir aos apelos do companheiro para que deixe o tablet de lado.

- Sou “viciadaça”. É como se fosse uma parte do meu corpo. Quando está acabando a bateria eu já fico louca. Meu antigo vou deixar na mão do marido, porque ele sempre pede que eu largue o iPad.

Já o cantor Dinho Ouro Preto, da banda Capital Inicial, contou que deixou o Macbook de lado, pelo menos durante suas turnês. Ele diz que costuma utilizar o iPad para compor músicas.

- Eu não conseguia entender para que servia aquilo [iPad]. Mas hoje eu uso na estrada basicamente pra compor, escrever e tocar. Agora eles lançaram um aplicativo em que você liga sua guitarra e ouve no fone de ouvido.

Na conta da mãe

Poucos minutos após a meia-noite, com direito a contagem regressiva e champanhe, finalmente o público teve acesso ao estande e as vendas começaram. O primeiro da fila que já esperava há cerca de dez horas foi cercado por jornalistas assim que conseguiu adquirir o produto. O estudante de 20 anos Pedro Wilsom deu ares olímpicos ao pagar R$1.850 por um modelo Wi-Fi preto com 32 gigabytes de memória.

- É a realização de um sonho.

Isso porque o estudante de biomedicina esperava desde o ano passado para ter um iPad. Ele que possui um iPhone 4 e um Macbook ainda não tinha o tablet. A mãe do jovem, responsável por bancar seu “vício”, não havia deixado que ele comprasse o primeiro modelo, que chegou às lojas brasileiras em dezembro do ano passado.

– É um vício muito caro. Eu queria comprar o iPad quando lançou, mas minha mãe deu uma segurada. Ela falou para eu comprar neste ano. Vou usar meu cartão de crédito e dividir em dez vezes, mas é ela quem paga a fatura.

“Vale qualquer sacrifício”

Já o consultor imobiliário Lauro Dubena, de 56 anos, aproveitou e comprou de “baciada”. Na fila, enquanto mexia em seu tablet da primeira geração, ele contou que esperava levar pelos menos cinco iPads do novo modelo.

– Espero que deixem eu levar [cinco]. Eu quero um modelo preto e para a minha mulher vou levar um branco. Vou tentar comprar mais dois para colegas de trabalho. Na minha casa todo mundo tem [iPad] e minha neta vai ganhar um, porque quero que ela fique antenada.

Além de comprar várias unidades, Dubena esperava conseguir levar apenas do modelo “top”, Wi-Fi + 3G (banda larga móvel) com 64 gigabytes de memória, que hoje sai por R$ 2.599.

– Vale qualquer sacrifício [...] Vou levar o modelo 3G, com 64 gigabytes, que é o que tem de top. Se surgir um mais completo, não tenha a menor dúvida de que eu compro.

O consultor também disse que depois que começou a usar o iPad, ficou refém do produto. Em função da “praticidade”, ele abandonou seu computador portátil. Ao falar do aparelho, ele soa até mais marqueteiro que Steve Jobs, o executivo-chefe da Apple.

- É um caminho sem volta. Como ele é muito prático, não consigo mais ficar sem. Quem não entrar nessa vai ficar defasado.

Perto das 1h15 da madrugada de sexta, seguranças do evento fecharam a fila que ainda insistia em permanecer no corredor do shopping. Dono de uma imobiliária em Sorocaba, no interior de São Paulo, Marcos Souza, de 37 anos, conseguiu entrar antes do fim. Ele que levou quase uma hora para percorrer 80 km e chegar à capital e já planejava dar o antigo modelo que possui de presente.

sábado, 28 de maio de 2011

Bolsa de mulher hi-tech carrega celular e ajuda a encontrar as chaves

Produtos que captam energia solar costumam agradar apenas os viciados em tecnologia. Mas a empresa dinamarquesa Diffus desenvolveu um produto que pode mudar essa tendência: uma bolsa feminina com pequenas placas de energia solar que é capaz de carregar aparelhos eletrônicos como tablets como o iPad e celulares, por exemplo.
Quando o sol se põe, o produto ainda guarda uma surpresa. A energia que sobrou do dia é usada para iluminar o interior da bolsa. Quando o acessório é aberto em ambientes escuros, fibras óticas acendem para ajudar a mulher a encontrar suas coisas dentro da bolsa.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estudante viaja 80 km e espera 9 horas na fila para comprar o iPad 2

Para conseguir comprar o iPad 2, novo tablet da Apple, o estudante de biomedicina Pedro Wilson, de 20 anos, vai esperar ao menos nove horas na fila.
Homem tenta comprar cinco iPads de uma vez
Aficionado pela empresa de Steve Jobs, Wilson é o primeiro da fila e já tem um iPhone 4 e um MacBook. Para ser o primeiro a comprar o tablet, ele saiu de Santos, a cerca de 80 km de São Paulo, e chegou às 15h ao shopping da capital paulista.
A ansiedade se deve ao fato de ele não ter conseguido comprar a primeira versão do tablet. A princípio, ele disse que não comprou o primeiro iPad porque sabia que a empresa iria lançar um novo modelo sem os problemas do anterior. Mas, após alguns minutos de conversa, ele deixou escapar que foi a mãe que o impediu de comprar o aparelho, já que é “ela quem banca o vício”.

Lançamento
A segunda geração do iPad chega às lojas de 13 cidades brasileiras nesta sexta-feira, a preços que variam de R$ 1.649 a R$ 2.599. Foram quase três meses de atraso desde o lançamento oficial do iPad 2 nos Estados Unidos, no dia 2 de março.

O aparelho tem algumas mudanças em relação à versão original. Uma das mais esperadas é a câmera frontal, que permite que duas pessoas se vejam enquanto conversam por meio do aplicativo FaceTime.

O iPad 2 é 33% mais fino e 15% mais leve do que o anterior.
O menor preço a ser pago pelo aparelho é de R$ 1.649, pelo modelo mais simples, apenas com conexão Wi-Fi e 16 GB de memória. Os outros modelos Wi-Fi custam R$ 1.899 (32 GB) e R$ 2.199 (64 GB). Os modelos com Wi-Fi e 3G (banda larga móvel) devem variar de R$ 2.049 (16 GB), R$ 2.299 (32 GB) e R$ 2.599 (o modelo com 64 GB). O pacote que permite navegar em 3G é vendido à parte pelas operadoras de telefonia.
– É um vício muito caro. Eu queria comprar o iPad quando lançou, mas minha mãe deu uma segurada. Ela falou para eu comprar neste ano. Vou usar meu cartão de crédito e dividir em dez vezes, mas é ela quem paga a fatura.
Wilson já escolheu o modelo que vai levar. Ele quer a versão com 32 gigabytes de memória, com conexão Wi-Fi e na cor preta, que custa hoje R$ 1.850.
O estudante diz que o tablet vai ajudá-lo na faculdade, pois ele costuma carregar diariamente “três ou quatro livros grossos”.
– Vai quebrar um bom galho, porque eu levo toneladas de livros para a faculdade. Faço biomedicina e o objetivo principal é usar na sala de aula, para leitura e consumo de conteúdo.
Ele também aprovou as mudanças feitas pela Apple na nova versão. O fato de o iPad 2 ser 33% mais fino vai contribuir para que ele não “fique com o braço cansado”.

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Nasa coletará amostra de asteroide para decifrar Sistema Solar

A Nasa, agência espacial americana, enviará uma sonda a um asteroide em 2016 para coletar amostras que devem ajudar a compreender melhor a formação do Sistema Solar.

A missão Origins-Spectral Interpretation-Resource, ou Osiris-Rex, permitirá pela primeira vez aos Estados Unidos obter amostras de um asteroide para trazê-las ao nosso planeta.
Charlie Bolden, diretor da Nasa, comentou sobre a novidade por meio de um comunicado.
- Trata-se de uma etapa crucial para alcançar os objetivos fixados pelo presidente Barack Obama para a exploração das profundezas do espaço. São missões robóticas como essa que abrirão as portas para futuros voos espaciais tripulados até um asteroide e outros destinos distantes do espaço.
Os asteroides são restos deixados pela formação de um sistema solar há 4,5 bilhões de anos. Eles contêm materiais presentes na origem do universo em seu estado puro, o que permitirá reconstruir as condições do nascimento do nosso Sistema Solar, explicam os pesquisadores.
Após um périplo de quatro anos, a sonda Osiris-Rex se aproximará do asteroide chamado 1999 RQ36, em 2020. Esse asteroide tem um diâmetro de 633 m, que é equivalente a cinco campos de futebol.
Quando a nave se encontrar a menos de 5 km do asteroide, os cientistas começarão a mapear detalhadamente sua superfície, o que deve levar cinco meses.
A equipe de cientistas da missão selecionará um lugar para que um braço robotizado pegue a amostra.
O custo dessa missão, sem incluir o lançamento da sonda, deve ultrapassar o R$ 1,3 bilhão (US$ 800 milhões), disse a Nasa.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Hackers aproveitam onda e miram celulares inteligentes e tablets

O número de smartphones e tablets no Brasil ultrapassou os 60 milhões em março deste ano. Quem carrega um deles no bolso leva também um alvo. Em 2011, esses dispositivos móveis estão na mira de cibercriminosos, que acompanham o crescimento da venda dos aparelhos, desenvolvendo conteúdos maliciosos cada vez mais sofisticados para roubo de dados e invasão de privacidade.
De acordo como uma pesquisa da empresa de segurança Kaspersky, o número de ameaças a smartphones e tablets em 2010 aumentou 65% em relação a 2009. As projeções de especialistas são de que 2011 seja o ano das ameaças, com crescimento de pelo menos 42% de ataques. Por isso, um aparelho desprotegido é um alvo fácil.
Ainda segundo o mesmo balanço, foram incluídas no banco de dados da fornecedora cerca de mil variantes de 153 diferentes famílias de ameaças a esses aparelhos, incluindo vírus, pishing, spam, spywares, e outros perigos.
Apesar de a vulnerabilidade de um telefone celular ou um tablet conectado à internet ser considerada a mesma de um desktop ou notebook, os aparelhos de mão são mais vulneráveis porque têm mais entradas para os conteúdos infectados.
Geralmente, computadores estão ligados a uma única porta de comunicação, seja em residências ou empresas. Já a maioria dos dispositivos móveis tem a porta de conexão de dados com a operadora, a entrada de dados via tecnologia Bluetooth, os suportes para cartões de memória e a conexão Wi-Fi – todas suscetíveis à invasão de conteúdo, o que pode resultar em roubos de logins e senhas, dados bancários, números de cartões de crédito, exclusão de informações importantes e até gravações de ligações.

Para o diretor comercial da fornecedora de softwares de segurança Symantec, Paulo Vendramini, a distração do usuário ao manipulá-los também é um fator que ajuda os hackers a disseminarem as ameaças mais facilmente. – Como exemplo, podemos pensar nas pessoas que acessam as redes sociais por meio do telefone quando estão no trânsito, almoçando, ou em uma roda de amigos. Na maioria das vezes a pessoa entra em um link sem questionar se é suspeito ou não, na pressa de ver ou mostrar o conteúdo para alguém.
Segundo ele, os encurtadores de endereços da web têm sido ultimamente um dos grandes riscos para os proprietários de smartphones. Como a maioria dos links encurtados é semelhante, não dá sequer para imaginar se o conteúdo é suspeito.
– Quando se usa o computador, há a opção de deixar uma janela aberta com uma das várias soluções disponíveis para rastrear links suspeitos, mesmo os encurtados. No celular, além de demorar mais, não é prático copiar um endereço, abrir o navegador, colar e esperar o diagnóstico. Isso passa despercebido.
Por causa das diferentes plataformas, como Android (Google), Symbian (Nokia), BlackBerry (RIM), IOS (Apple) e Windows Phone (Microsoft), os cibercriminosos preferem usar a internet como alvo, já que o acesso a ela é comum a todos os sistemas e só depende do navegador de cada um.
Segundo o especialista em segurança digital da fornecedora de softwares de segurança TrendMicro, Fioravante Souza, os hackers tendem a não perder tempo criando ameaças específicas para cada plataforma e investem em um arquivo ou página da web que possam ser acessados por qualquer aparelho.

– Os ciberataques atingiram uma perfeição que até mesmo os especialistas em segurança têm dificuldade para identificá-los.
Ainda segundo Souza, muito em breve as pessoas vão entender a importância de ter soluções de segurança nos aparelhos assim como têm nos computadores.
Consumidora promete entrar em estado de alerta
A fonoaudióloga Araceli Vasconcelos, de 23 anos, possui um smartphone com o sistema operacional Symbian – uma das plataformas mais atacadas, juntamente com o Android - e tem plano de dados com conexão ilimitada à internet, além da tecnologia Wi-Fi.
Ela usa o aparelho para checar e-mails e se conectar a um programa de bate-papo on line, que unifica Google Talk, Messenger e chat do Facebook.No entanto, não tem software de proteção instalado.
– Os arquivos que abro no e-mail são itens que estou esperando, de pessoas conhecidas. Assim que comprei o aparelho tentei instalar um antivírus, mas não consegui e deixei para lá. Até hoje não tive problemas, por isso não me preocupei em instalar novamente. Mas vou tentar fazer isso em breve.
Araceli diz que os aplicativos que existem no celular permitem que ela visualize os links encurtados na forma original do endereço de web, o que facilita na identificação de conteúdo suspeito ou não.
Os recursos de blindagem
Além dos links postados em redes sociais que podem conter ameaças combinadas, capazes de monitorar o telefone, aqueles recebidos por SMS também são uma ameaça. Muitas vezes eles contêm informações ou anunciam promoções com temas que pertencem ao universo dos usuários e direcionam para sites com “espiões virtuais”, que rastreiam todos os dados do telefone.
Especialistas alertam que, além de manter um software de segurança confiável e atualizado no telefone, o ideal é optar por aparelhos que oferecem, de fábrica, criptografia de dados, bloqueios de conteúdo por senha pessoal, sistemas de identificação do cartão SIM (chip), entre outros recursos que reforçam a segurança de quem usa um smartphone.

terça-feira, 24 de maio de 2011

Microsoft confirma lançamento do sistema Windows 8 para 2012

O diretor-executivo da Microsoft, Steve Ballmer, confirmou  que a próxima versão do sistema operacional Windows chegará ao mercado em 2012 em edições para computadores pessoais e tablets, publicou o site da empresa.

Ballmer se referiu ao novo software como Windows 8 e antecipou que funcionará com processadores ARM, os mesmos utilizados atualmente na maioria dos tabletes e smartphones.

Ele falou sobre o lançamento em um discurso que aconteceu durante um evento em Tóquio, no Japão.

- Sobre a próxima geração dos sistemas Windows, que sairá no ano que vem, há muito mais. À medida que avançar o ano, devem esperar ouvir muito sobre o Windows 8, tabletes do Windows 8, PC, uma variedade de formatos

As declarações do diretor da Microsoft vão ao encontro do antecipado na feira CES de Las Vegas em janeiro, quando a companhia divulgou que o sistema operacional que substituirá o Windows 7 estará disponível em estruturas de software conhecidas como System on a Chip (SoC), com os quais trabalham Intel e AMD.

Essa tecnologia é a que se encontra por trás do florescimento dos bem-sucedidos tablets e do mercado dos smartphones, com os quais o Google - com o Android - e a Apple se lançaram ao ataque contra a Microsoft.

A Microsoft lançou o Windows 7 em novembro de 2009 e espera vender este ano 350 milhões de computadores com esse sistema instalado.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Brinquedo no bolso de gente grande


Discutir qual console de games é melhor é quase como falar de futebol. Sim, nós temos números, dados, gráficos, testes e muita publicidade envolvida em ambos os casos, mas existe algo além das especulações que faz com que seus adeptos tenham tendência a defender, inclusive na derrota, seus times. Ou vídeo games. Para os amantes da plataforma da Sony que querem levar para qualquer lugar um pouco da experiência que tem em casa, o PSP (ou PlayStation Portátil) é sem dúvida uma tentação difícil de escapar.
Estamos falando da terceira geração do PSP, o modelo avaliado é o PSP 3010, que apresenta algumas mudanças em relação ao popular PSP 2000 (Slim). Entre as maiores novidades estão: a nova tela LCD – que oferece maior balanço de brilho e contraste, além de conferir maior vida às cores – e a inclusão de um microfone embutido, para uso do Skype integrado. De resto, estamos falando do bom e velho PSP Slim, com sua boa variedade de jogos, títulos de respeito e funções para ocupar seu tempo entre uma jornada e outra de jogos. A segunda geração segue sendo um destaque, legítimo exemplar de uma gigante no universo dos gamers.
Tela
Uma mudança significativa, embora polêmica, foi o upgrade na tela, agora um LCD com maior definição de cores, embora com a mesma resolução e tamanho. Também houve um aumento na velocidade de atualização. O resultado mais perceptível é uma melhora considerável de brilho e contraste, além do ganho de cores, mais vivas em relação aos antecessores.
Jogos
PSP 3000 não tem a mesma variedade de jogos de um Playstation 2 ou 3, mas ainda assim a quantidade de títulos disponíveis não deixa a desejar. Com algumas adaptações e outras exceções, os grandes clássicos da família de consoles da Sony estão disponíveis na versão portátil. O grande problema continua sendo o preço, muito acima do acessível. No Brasil os jogos ainda custam muito mais que no resto do mundo.
Design e construção
joystick dos consoles do Playstation não são unanimidade. No caso do PSP a falta de dois controles analógicos e dos botões R2 e L2 podem causar estranhamento. Em relação aos seus antecessores o PSP 3000 vem com algumas melhorias como o desenho dos botões “Select” e “Start”, mais fáceis de pressionar, bem como a mudança do botão “Home” para “PS” a exemplo do Playstation 3.
O d-pad também sofreu uma pequena alteração no desenho, facilitando o pressionamento. De resto, o desenho é o mesmo do PSP 2000, sem qualquer mudança visível, exceto pelo orifício do microfone embutido e pelo novo desenho na tampa do tray de UMD.